Este site foi criado para disponibilizar a proposta metodológica para o ensino de história da Lagoa da Conceição, que é parte da dissertação de mestrado realizada através do Programa de Pós Graduação em Ensino de História – ProfHistória, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, intitulada “Lagoa da Conceição e as marcas de um passado rural: Uma proposta de Educação Patrimonial para o Ensino de História”.
A proposta metodológica de Educação Patrimonial para o ensino de história local da Lagoa da Conceição, bairro da cidade de Florianópolis, está organizada basicamente em:
I) Oficina de fontes, que reúne um conjunto de documentos históricos e atividades correlatas;
II) Roteiro-expedição pelo Caminho da Costa da Lagoa, tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Natural da cidade, que sugere alguns pontos estratégicos para compreensão da dinâmica rural da localidade e apela para uma educação sensível.
Assim, o site foi elaborado para construir um diálogo com você, leitor - professores, pesquisadores, interessados em História - com o intuito de apresentá-los a proposta metodológica deste trabalho e convidá-los a experimentá-la com seus estudantes de diferentes etapas escolares e contextos. Os materiais e atividades propostos podem ser adaptados, recriados e repensados para a realidade encontrada pelo/as professores/as em suas escolas.
Se você ficou interessado e quer conhecer essa proposta metodológica clique aqui.
Sobre a autora
Olá, meu nome é Gilmara de Campos Ferreira. Eu sou a desenvolvedora deste site e autora da proposta metodológica para o ensino de história da Lagoa da Conceição.
Eu nasci em Itapeva, no interior de São Paulo, mas moro em Florianópolis há mais de 20 anos. Sou historiadora e professora de História formada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuo há 10 anos como professora de História na rede pública de Santa Catarina no ensino Fundamental e Médio.
Em 2021, finalizei o mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de História – ProfHistória, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Se quiser entrar em contato, escreva para gistoria@gmail.com.
O botão abaixo te levará até a dissertação completa desse trabalho.
Boa leitura!