O quarto momento desta proposta de ensino se configura na exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do processo e de outras atividades que possam cumprir o papel de finalização das ideias que foram lançadas pelo caminho.
Divulgação e distribuição dos fanzines produzidos na atividade Vamos pesquisar? , da Oficina de fontes, sobre: Desastre socioambiental e Paisagem cultural, relacionados ao tema Patrimônio: Paisagem Cultural.
Exposição dos objetos e/ou exposição das fotografias dos mesmos, resultantes da pesquisa 3 da atividade Vamos pesquisar?, da Oficina de fontes, relacionados ao tema Trabalho e memória: A vida em outros tempos. Todos os objetos e fotografias expostos seriam acompanhados das devidas legendas descritivas, ou seja, a biografia do objeto: nome, para que serve, provável data de confecção, história dentro da família a que pertence, se ainda é utilizado atualmente etc). Os/as estudantes podem se reunir para escolher quais objetos inventariados por eles/as irão para a exposição.
Promover discussão com os/as estudantes da comunidade escolar sobre o reconhecimento de patrimônios não consagrados estimulando os estudantes a pensarem, enquanto sujeitos do presente, quais bens culturais reveladores do seu passado e presente serão escolhidos “para a constituição de sua identidade como cidadãos plenos que constroem coletivamente suas múltiplas memórias” ( PEREIRA; ORIÁ, 2012, p. 161). A partir do debate organizar um levantamento destes bens na comunidade.
Exposição fotográfica em preto e branco, sépia ou colorida das imagens produzidas pelos próprios estudantes ao longo da expedição. A exposição será composta por pequenas exposições, onde cada grupo criará um título para sua mostra fotográfica sobre o tema da proposta patrimonial. Ou seja, será incentivado que os estudantes pensem como o passado rural da Costa da Lagoa se configura no presente e que evidências os estudantes conseguiram perceber ao longo do caminho e do tempo que foram por eles (re)significados. Para cada fotografia será pedido um título em forma de pergunta e uma legenda comentada. A turma pode criar um comitê para selecionar e organizar a exposição.
Exposição e apresentação dos portfólios individuais e dos cadernos de registros produzidos pelas/os estudantes ao longo do desenvolvimento do trabalho. É possível organizar para que durante a mostra dos trabalhos, os/as estudantes possam falar sobre as experiências que tiveram com a proposta de ensino. Pode-se pensar em um mural para para expor fotografias e impressões.
Reprodução de vídeos curtos produzidos a partir de entrevista com moradores locais. Esta atividade propõe o exercício de pensar as memórias que a Lagoa têm. Para tanto, é preciso organizar um roteiro de entrevista e incentivar os estudantes a recolherem algumas memórias da Lagoa através da conversa gravada com pessoas de várias idades, moradores locais e também novos moradores. Nesse sentido, compor um mosaico de memórias da Lagoa.
Promover e convidar moradores locais para uma roda de conversa durante a mostra de trabalhos. Essa é uma oportunidade de conectar gerações e experiências. A roda de conversa pode ser conduzida por dois estudantes da turma ou das turmas envolvidas no processo. Pode-se pensar em um roteiro para a roda de conversa e também deixar espaço para que os convidados possam falar sobre assuntos que lhes interessem ou que julguem relevantes.