A seção Para iniciar essa conversa! é o ponto de partida para conectar professores e estudantes com o lugar, o bairro Lagoa da Conceição.
Aqueles que conhecem a Lagoa da Conceição sabem que sua natureza atrai todos os anos turistas e novos moradores. Hoje, o bairro, é um dos mais movimentos durante o verão. Os atrativos são diversos, temos praia, laguna, dunas, trilhas, passeios de barco, enfim, inúmeras são as possibilidades de lazer. A natureza pulsa aos olhos dos visitantes e também dos moradores. Uma questão que nos faz pensar é: Sempre foi assim? A Lagoa da Conceição sempre foi sol, praia e turismo? Quais são as histórias que se escondem nas camadas do tempo e além do que está ao alcance dos nossos olhos?
Apresentar o tema aos/às estudantes;
Colher as impressões das/os estudantes sobre o lugar Lagoa da Conceição;
Orientar sobre as etapas do trabalho;
Apresentar e explicar como se dará o trabalho com o Portfólio - ou sobre a forma de registro escolhido.
Possibilidades metodológicas
1ª etapa: A partir de uma roda de conversa, a/o professor/a colocará em foco a Lagoa da Conceição buscando saber quais são as impressões que os estudantes têm da Lagoa, suas histórias, seus tempos, seus costumes e sua gente. O professor pode registrar este momento escrevendo no quadro e tirando uma foto depois. A roda de conversa servirá como um dispositivo para as alunas/os pensarem sobre a Lagoa. Por isso, pode ser um momento curto. O importante é que cada um fale algo do presente ou do passado daquele lugar. Esse exercício fará com que a fala de um colega possa suscitar a fala e a reflexão do outro.
2ª etapa: Nessa mesma aula, o/a professor/a entregará um questionário diagnóstico para ser preenchido na aula, mas que o estudante possa terminar de responder em casa. O objetivo do questionário é imprimir um perfil da turma de forma mais completa e compreender o que os/as estudantes conhecem do bairro e quais impressões têm a respeito dele. O questionário pode ser reutilizado após o trabalho realizado com os estudantes. Ou seja, o questionário pode ser um instrumento de autoavaliação dos estudantes.
Diagnóstico para conhecer os/as estudantes e trabalhar os conhecimentos prévios.