A busca por um ensino de História mais significativo para os/as jovens me levou a pensar em uma proposta metodológica que tivesse como tema gerador a Lagoa da Conceição, suas marcas rurais, seus tempos e seu presente. A ideia é inspirar professoras/es a pensarem seu lugar como pesquisadores/as, a olharem as/os estudantes como sujeitos históricos e quererem fazer uso da realidade próxima, do lugar próximo, um lugar de história e sentido.
As possibilidades de ação se desdobrarão na investigação de fontes históricas, em saídas a campo e na sugestão de atividades para serem desenvolvidas com os estudantes durante a proposta metodológica. A proposta metodológica está organizada para acontecer em 4 momentos: 1º) Para iniciar essa conversa ! ; 2º) Oficina de fontes; 3º) Roteiro-expedição e 4º) Exposição de trabalhos.
1º) Para iniciar essa conversa! é o ponto de partida para conectar professores e estudantes com o lugar e a proposta em si: apresentar o tema, colher as impressões das/os estudantes sobre a Lagoa da Conceição, orientar como o trabalho irá se desenvolver.
2º) A oficina de investigação com fontes históricas será uma prática mediada pelo/a professor/a, que fará o papel de investigador social e organizador das atividades que acompanharão este momento da proposta. Salienta-se que as fontes elencadas para o desenvolvimento desta proposta são sugestivas, tendo o professor liberdade para escolher outras fontes de acordo com os objetivos de ensino aprendizagem do seu trabalho em sala de aula.
As fontes selecionadas para esta proposta fornecem indícios sobre o passado e o presente da Lagoa e servem para a construção do conhecimento histórico sobre a dinâmica da vida agrícola existente na região até boa parte do século XX. Para além do passado rural, as fontes trazem informações do tempo presente do bairro e seus problemas atuais, como a ocupação desordenada, a destruição do meio ambiente natural e a transformação de sua paisagem. Tais fontes darão subsídios para os/as estudantes, preparando-os para o 3º momento.
A Oficina de fontes está organizada nos seguintes temas:
Patrimônio: Paisagem cultural; e
Trabalho e Memória: A vida em outros tempos.
Cada tema é composto por uma seleção de fontes e por diversas atividades que orientarão os/as estudantes a compreender, questionar e refletir os documentos selecionados.
3º) A realização do Roteiro-expedição pelo Caminho da Costa da Lagoa, procurará compreender as questões sócio históricas e ambientais como proposta de Educação patrimonial.
Para este roteiro foram elencamos 8 pontos de parada, onde os/as estudantes serão provocados a deslocar o olhar para a percepção de um lugar que tem história e memória. Assim como, a observação da paisagem e sua transformação, buscando a relação entre a transição da sociedade rural para a sociedade urbana e seus impactos sobre o meio ambiente.
Ao percorrer o percurso criado para esta proposta de Educação Patrimonial, queremos que os estudantes - sujeitos históricos - percebam o entorno através dos seus sentidos: olhar, ouvir, respirar, sentir; conhecer as edificações e perceber quais interações são possíveis, intencionado por uma educação sensível.
4º) A Exposição de trabalhos se configura na reunião dos diversos trabalhos, pesquisas e roteiros que foram desenvolvidos ao longo da proposta metodológica. É um momento de socialização e debate com a comunidade escolar. Nessa seção, o/a leitor/a, encontrará sugestões e recomendações para a finalização de todo o processo de ensino.