Estudantes, uma saída de estudos a campo requer uma organização criteriosa dos/das professores, assim como de todos os envolvidos.
Segue-se abaixo algumas orientações e sugestões para que o roteiro-expedição pelo Caminho da Costa da Lagoa seja um momento de experienciações, reflexões e aprendizados sem deixar de ser um momento prazeroso e de socialização com os/as colegas de turma e com os/as professores/as.
Para começar, vocês podem navegar pelo mapa!
Navegue pelo mapa e veja alguns dos lugares que conheceremos no roteiro - expedição!
Orientações e sugestões
Preparem-se para fazer o percurso:
Utilizar uma mochila (tamanho pequeno ou médio) para carregar água, protetor solar, repelente, boné, uma blusa mais quente, caderno de registros, caneta, celular, câmera fotográfica, lanche, uma canga ou isolante pequeno, dentre outros itens que julgue necessário.
Escolher uma roupa confortável e apropriada. Para fazer uma caminhada ou uma trilha é sempre importante estar atento à vestimenta. Uma sugestão é usar uma calça comprida e camiseta confeccionados com tecidos apropriados para atividade proposta. Ainda que esteja calor, a calça protege de picadas de insetos, por exemplo.
Utilizar um tênis adequado é fundamental! Nada de chinelos e sandálias.
Estejam atentos às orientações e sejam responsáveis:
Seguir as orientações daquele/as que estão no comando, sejam professores/as ou demais profissionais da escola, é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente.
Ter responsabilidade consigo e com os outros: Não se colocar em risco, não colocar o outro em risco.
Ter respeito com o local e moradores: não arranque plantas, não jogue lixo, não faça alterações no espaço, não assuste os animais, não provoque animais domésticos, seja educado/a e cumprimente as pessoas ao longo da caminhada.
Ter consciência da sua presença: não fale alto desnecessariamente, busque estar em harmonia com o meio, ouça e observe todos os elementos do espaço, sinta os aromas que inundam os lugares por onde passam, sintam o frescor da sombra!
Preferencialmente, NÃO CORRA!
Façam registros durante o percurso:
Registrar pela fotografia, escrita e desenho o que for solicitado pelo/a professor/a durante o estudo do local.
Registrar pela fotografia, escrita e desenho as sensações, percepções, observações e reflexões próprias, de forma livre e autônoma.