Primeira etapa:
Você já parou para pensar como era a vida na Lagoa há 50, 100 anos ou 500 anos?
A Ilha de Santa Catarina, o Brasil, e toda a América, já era ocupada por milhares de diferentes povos indígenas, quando da chegada dos europeus no no final do século XV.
Numa disputa pelos domínios do sul do Brasil, os portugueses decidiram enviar para algumas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, imigrantes dos Açores, arquipélago atlântico ocupado oficialmente pelos portugueses desde o século XV.
Entre os anos de 1748 e 1756 desembarcaram em terras brasileiras algumas dezenas de casais açorianos com o objetivo de colonizar terras já há muito tempo ocupadas. É nesse contexto que a Lagoa da Conceição nasce como Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, em 1750. Muito provavelmente, os açorianos recém chegados encontraram na Ilha de Santa Catarina os indígenas Tupis-guaranis, chamados pelos portugueses de Carijó.
Além da Freguesia da Lagoa, os açorianos fundaram mais duas freguesias: Santo Antônio de Lisboa, no norte da Ilha, e a Freguesia do Ribeirão da Ilha, no sul. Inseridas no contexto econômico da época, todas as Freguesias contaram com a mão de obra escravizada africana ou afrodescendente, que para muito além do seu legado para a construção e manutenção da economia, principalmente agrária, esses sujeitos deixaram sua marca na cultura e são parte da história da Ilha de Santa Catarina.
Segunda etapa: Selecione as fontes clicando em Outra janela, botão localizado canto superior direito de cada imagem abaixo.
Terceira etapa: Análise de fontes
Com as fichas de análise em mãos, vamos ao trabalho?
Estudante, é importante que você e seu grupo de trabalho observem com atenção cada detalhe das fontes sugeridas para esse trabalho. Antes mesmo de preencherem as fichas, comentem sobre os pontos que mais lhe chamaram atenção. Se necessário, convide sua professora ou professor para apresentar algum comentário sobre as fontes.
Quarta etapa: Reflexão, debate, pesquisa e produção.
Considerando as informações contidas nas fontes 5, 6 e 7, responda:
a) Como podemos explicar o número reduzido de pescadores profissionais? De que forma esta ausência está relacionada com a prática agrícola?
b) Quais profissões representadas no recenseamento de 1872 permanecem como atividades econômicas da Lagoa no tempo presente? Por que certas profissões permanecem e outras não?
c) A partir das informações das fontes, é possível afirmar que na Lagoa havia dois tipos de agricultura: uma voltada para o consumo nacional e outra para a subsistência? Justifique.
As fontes 6 e 8 remontam ao século XIX e trazem a presença de africanos e afrodescendentes para a Lagoa da Conceição. A fonte 7 informa que os sitiantes da região durante a farinhada costumavam dançar o batuque como forma de distração e comunhão.
a) Pesquise a origem da palavra batuque e relacione com as fontes 6 e 8.
b) A Ilha de Santa Catarina comumente é associada a uma tradição açoriana, como se somente essa identidade cultural fosse predominante na formação da cidade. Explique porque essa narrativa não se sustenta a partir das informações encontradas nas fontes analisadas.
A fonte 8 possibilita a compreensão da sociedade a partir de uma perspectiva mais individual dos sujeitos. Diferente dos inventários do século XX, os inventários do século XIX descrevem de forma pormenorizada os bens deixados pelo falecido aos seus herdeiros.
A partir de uma roda de conversa, discuta com seus colegas, além dos pontos que mais lhes chamaram atenção, outros aspectos tais como:
Entre os bens deixados, quais eram mais valiosos na época?
O nome do escravizado arrolado entre os bens é um nome cristão ou africano? O que isso nos revela?
Pelo valor avaliado dos animais da lida e do escravo Domingos, quantos animais seriam necessários para se adquirir um escravo como o dos herdeiros de Luciano José?
Pelos bens arrolados no inventário Post-Mortem de Luciano José da Costa, o que podemos inferir a respeito de sua posição social ?
Entre os bens arrolados, quais chamaram mais sua atenção?
Todas as respostas das reflexões devem ser organizadas nos Portfólios individuais.
1) Pesquisa sobre o Censo:
Qual é a importância do censo populacional?
Qual órgão é responsável pelo Censo?
A cada quantos anos o Censo é realizado?
Você e sua família já participaram do censo?
Qual é a população atual da Lagoa da Conceição segundo o último censo realizado? Compare essas informação com o censo de 1872 e comente a respeito.
Os resultados da pesquisa sobre o Censo devem ser organizados nos Portfólios individuais.
2) Pesquise como era a vida cotidiano dos brasileiros no século XIX:
Qual tipo de mobília era comum na casa das pessoas que viviam nas áreas rurais e urbanas?
Era comum o uso de garfos, facas e pratos à mesa?
As conclusões desta pesquisa podem ser apresentadas em forma de texto escrito ou em um seminário, conforme decidido pelo/pela professor/a e pelos/pelas estudantes.
3) Faça uma pesquisa em suas casas, com parentes ou vizinhos próximos, buscando por objetos que remontem o mundo do trabalho ou do cotidiano de outros tempos na Lagoa da Conceição. É possível que alguns desses objetos ainda sejam utilizados hoje em dia.
Alguns exemplos:
utensílios da cozinha: panelas, talheres, pratos, moedor de café, pilão, baixelas, moringas, porcelanas, cuias;
formas de iluminação: "pomboca", lamparinas, castiçais;
indústria caseira: potes de cerâmica, teares, tecidos feitos em tear manual, renda de bilro, redes de pesca, instrumentos necessários para fazer a rede, cestaria( tipitis, armadilha para peixes);
instrumentos musicais;
móveis da casa: descanso (cama), repouso (bancos, marquesas, cadeiras), de guarda (armários; caixas; baús), de serviço (mesas), entre outros;
objetos de uso caseiro: relógios, ferro de engomar, sinos, cinzeiros, dedais, álbuns de fotografias, quadros;
objetos de uso pessoal: rosários, cachimbos, bengala, leques, sombrinhas, chapéus, braceletes, anéis, brincos, relógios;
rouparia: xales, lenços, saias, vestidos, calças, meias, entre outros;
instrumentos e ferramentas da lida: machados, foices, enxós, formão, serra, pregos, entre outros;
instrumentos da lida com animais: cordas, arreios, ferraduras, chicote, selas;
Sugestão de procedimento de pesquisa e apresentação:
Fazer um inventário dos objetos encontrados na pesquisa com a devida biografia do objeto: nome, para que serve, provável data de confecção, história dentro da família a que pertence, se ainda é utilizado atualmente etc.);
Promover uma exposição dos objetos;
Objetos que não puderem ser levados para a exposição podem ser fotografados e as fotografias serem expostas.
4) Atividade com mapa.
Material de Apoio
Sites
Museu da Casa Brasileira - Arquivo Ernani Silva Bruno
O objetivo desta ferramenta é apresentar o resultado de uma pesquisa elaborada no Museu da Casa Brasileira na década de 1970, onde é possível obter um panorama sobre a 'casa brasileira' ao longo de quatro séculos, através de relatos de cronistas e viajantes, inventários e testamentos, além de literatura ficcional.